31 agosto 2007

Especulações

As pressões e especulações do mercado imobiliário não são exclusividades de ningúem. Mas algumas vezes as coisas extrapolam as "jogadas" de mercado para mexer na vida de todos.

Olha a malandragem do pessoal em Caxias do Sul/RS (minha ilustre terra natal):

Jornal Pioneiro 31/08/2007
Legislativo
Manobra derrubada em 24 horas
Uma mudança feita de última hora permitia a construção de prédios mais altos em Caxias do Sul.
...
Na Câmara, ontem, vereadores da oposição e da própria situação insinuavam como tentativa de golpe a inclusão de palavras em dois incisos, alterando o projeto enviado pela prefeitura, resultante de dois anos de discussão e audiências públicas
...
Se o texto fosse aprovado com as mudanças feitas de última hora pelo relator do processo e presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), vereador Edio Elói Frizzo (PPS), com o consentimento da líder do governo Geni Peteffi (PMDB), construtoras poderiam quase dobrar o número de apartamentos, em comparação com o projeto original.
...

Na Grécia a coisa não foi menos violenta:

Na Folha via Reuters: Grécia já conta 56 mortos em incêndios; Olímpia é salva
O primeiro-ministro Costas Caramanlis, que pode ser cobrado sobre a ação de seu governo, antes das eleições legislativas de 16 de setembro, citou a tese criminosa.
"O fato de que tantos focos tenham se declarado ao mesmo tempo em tantos lugares não pode ser fruto do acaso", afirmou Caramanlis no sábado.
A tese criminosa também foi evocada pela imprensa, num país onde a especulação imobiliária desenfreada é regularmente acusada de provocar a destruição das florestas com fogo durante o verão.